Dia Nacional do Futebol tem a cara do futuro
Data é comemorada no Brasil desde a década de 1970 e hoje assume novos contornos e possibilidades.
O Dia Nacional do Futebol no Brasil é mais um momento para exaltarmos a paixão nacional em torno desse esporte. A história por trás da data comemorativa remonta à criação do clube profissional mais antigo e em atividade no país: o Rio Grande, da cidade de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, fundado em 19 de julho de 1900. Símbolo da cultura brasileira e que une fanáticos torcedores, o futebol está em constante evolução e mais de um século depois do surgimento do primeiro time brasileiro, hoje assume diferentes formatos e versões, reais e virtuais.
Como país do futebol, é preciso exaltar todas as manifestações que diretamente fomentam esse esporte e auxiliam na divulgação e ampliação do conhecimento em torno de sua prática, como é o caso do Fantasy Sport, que traz uma experiência imersiva e interativa aos fãs do futebol.
O Fantasy Sport surgiu no Brasil em 2003 como uma ferramenta de incentivo e divulgação dos campeonatos de futebol, e vem cumprindo seu papel desde então. Nesse esporte eletrônico, o participante assume o papel de um técnico virtual escalando o seu time baseado em um campeonato de futebol em curso. Nele, o participante disputa, entre si ou contra um software, qual é a escalação que melhor irá pontuar em campo e quais atletas irão performar melhor ao longo das partidas.
O Fantasy Sport não se limita apenas ao entretenimento, indo muito além disso. Essa modalidade de esporte eletrônico é um excelente instrumento para aprimorar o conhecimento futebolístico e desenvolver habilidades estratégicas, já que os participantes precisam ter conhecimento das regras do futebol, analisar as estatísticas dos jogadores reais ao longo das partidas, acompanhar os campeonatos de perto, explorar as escalações das demais equipes e estudar todas as tendências.
O presidente da Associação Brasileira de Fantasy Sport (ABFS), Rafael Marcondes, parabeniza pela data histórica de comemoração do futebol e explica que o esporte eletrônico é uma evolução do esporte tradicional, que assume papel essencial para o fomento do futebol. “No Fantasy Sport, o participante assume o papel de técnico virtual de seu time dos sonhos, ou seja, o que melhor vai performar em campo. Essa interação entre o real e o virtual permite o desenvolvimento da análise crítica do torcedor do futebol, que vai além do fanatismo e desenvolve um olhar mais apurado sobre o esporte, identificando padrões e oportunidades para suas escalações, além de acompanhar de perto os campeonatos", explica Marcondes.
Um mercado em franca expansão e seu relacionamento com o futebol
Mundialmente, o mercado de Fantasy Sport relacionado ao futebol é o maior, representando a fatia de 38,97% desse esporte eletrônico. O Fantasy Sport de futebol foi o maior segmento do mercado em 2023 e, segundo expectativas, continuará sendo o maior expoente pelo menos até 2027, movimentando cerca de US$ 11 bilhões ao redor do mundo neste último ano da projeção. O Brasil, com a sanção da Lei nº 14.790, de 29 de dezembro de 2023, que reconhece o Fantasy Sport como modalidade de esporte eletrônico, desponta como uma das maiores promessas no setor e destaque certo na América Latina.